RC de Foz do Iguaçu - Cataratas parabeniza e premia nossas companheiras rotarianas pelo Dia Internacional da Mulher

Postado em: 08 de Março de 2019 por Rotary Club de Foz do Iguaçu-Cataratas

O Rotary Club de Foz do Iguaçu - Cataratas, em sua 24a. Reunião Ordinária, realizada no dia 08/03/2019, parabenizou e premiou as companheiras do clube pelo Dia Internacional da Mulher.

"O 8 de março deve ser visto como momento de mobilização para a conquista de direitos e para discutir as discriminações e violências morais, físicas e sexuais ainda sofridas pelas mulheres, impedindo que retrocessos ameacem o que já foi alcançado em diversos países", explica a professora Maria Célia Orlato Selem, mestre em Estudos Feministas pela Universidade de Brasília e doutoranda em História Cultural pela Universidade de Campinas (Unicamp).

No Brasil, as movimentações em prol dos direitos da mulher surgiram em meio aos grupos anarquistas do início do século 20, que buscavam, assim como nos demais países, melhores condições de trabalho e qualidade de vida. A luta feminina ganhou força com o movimento das sufragistas, nas décadas de 1920 e 30, que conseguiram o direito ao voto em 1932, na Constituição promulgada por Getúlio Vargas. A partir dos anos 1970 emergiram no país organizações que passaram a incluir na pauta das discussões a igualdade entre os gêneros, a sexualidade e a saúde da mulher. Em 1982, o feminismo passou a manter um diálogo importante com o Estado, com a criação do Conselho Estadual da Condição Feminina em São Paulo, e em 1985, com o aparecimento da primeira Delegacia Especializada da Mulher.

Parabenizamos todas as mulheres, companheiras rotarianas, nossas mães, esposas e filhas por este dia e que a cada vez mais, mais conquistas sejam alcançadas.