RC de Foz do Iguaçu - Cataratas parabeniza pelos 114 anos do Rotary Internacional

Postado em: 23 de Fevereiro de 2019 por Rotary Club de Foz do Iguaçu-Cataratas

A família rotária de Foz do Iguaçu está em festa. O Rotary Internacional completa 114 anos de fundação na data de hoje.

A mais antiga organização internacional de clubes de serviços foi fundada no dia 23 de fevereiro de 1905, quando o advogado Paul Harris se reuniu com três amigos em um pequeno escritório no centro de Chicago/EUA e criou o Rotary. O objetivo inicial do clube de auxílio mútuo foi rapidamente acrescido e suplantado pelo "Ideal de Servir", passando a aproveitar as habilidades e recursos dos associados para prestar serviços à comunidade. No Brasil, o primeiro Rotary Club foi fundado em 1922, no Rio de Janeiro.

Em poucos anos a instituição se espalhou pelo planeta e hoje está presente em mais de 217 países e regiões, num total de 1,2 milhão de rotarianos, distribuídos em mais de 35 mil clubes.

Hoje o Rotary é a única ONG que tem assento permanente na Assembleia da ONU. Boa parte das ações realizadas pela organização são financiadas por meio de contribuições feitas à Fundação Rotária, viabilizando os projetos humanitários e educacionais desenvolvidos nas comunidades, através de subsídios e outros programas.

Nesta linha, o empreendimento mais ambicioso do Rotary Internacional é o Programa Pólio Plus (EndPolioNow), que iniciou em 1985, com o objetivo de erradicação da poliomielite no planeta e já investiu mais de 1,3 bilhão de dólares para proteger mais de 2 bilhões de crianças em todo o mundo.

Em Foz do Iguaçu há 7 clubes de Rotary e todos dedicam-se às mais variadas atividades de prestação de serviços tanto em nível local como mundial, com projetos de combate à fome, proteção ao meio ambiente, prevenção de violência, alfabetização, combate ao abuso de drogas, serviços à juventude e aos idosos, bem como conscientização e educação sobre o combate à várias doenças, tais como varíola, sarampo, poliomielite e AIDS.

Tendo a Ética e o Companheirismo como fundamentos principais, o Rotary proporciona oportunidades ímpares de prestar serviços e promover a paz. Amizades são feitas, vínculos são criados, trabalhos pelas nossas comunidades e vivenciamos experiências incríveis que não poderiam ser encontradas em nenhum outro lugar. Os rotarianos se reúnem para conversar, trocar ideias e se divertir, mas, acima de tudo, se unem com um objetivo principal: servir a humanidade.

"Esforços individuais podem atender necessidades individuais, mas esforços conjuntos visam servir a humanidade. O poder dos esforços conjuntos é ilimitado". Paul Harris.